domingo, 15 de junho de 2014

[Copa] Preocupante

Passando rápido. Afinal, ontem foram 4 partidas em horários diferentes numa Copa do Mundo FIFA. E na edição deste ano, ao menos até por agora, só jogão! Mas o texto de hoje não é sobre o que ocorre dentro de campo, mas naquilo que há cada quatro anos os especialistas em TV, ou seus críticos, sempre vão falar: a participação da Rede Globo.

Li alguns textos em que as pessoas costumam diferenciar a cobertura da emissora em relação a de outros países porque as Organizações Globo têm interesse direto no negócio em que a Seleção da CBF está envolvida. Além de os jogos, exclusivos na maior parte dos 4 anos, serem importantes produtos em termos de publicidade e audiência, há outros negócios envolvidos. Falando no mundial deste ano, ocorrido aqui no Brasil, basta lembrar que foi a empresa de eventos do grupo que organizou o sorteio das chaves da Copa.

Outra reclamação é o tanto de privilégios que a emissora possui, com direito a entrevistas de madrugada na Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão. Houve quem dissesse que Felipão deixara Fátima Bernardes esperando pro jogador e teria ficado gripada por conta disso, causando "revolta" em Bonner e cia. Algo prontamente desmentido pelo técnico da seleção ao longo dos anos.

Bastou Dunga contrapor o excesso de liberdades da Copa de 2006 com o quartel de 2010 para que a emissora passasse a criticá-lo mais, só parando quando os resultados em campo eram indiscutíveis, especialmente após o título da Copa das Confederações em 2009. Ainda que com exageros por parte do treinador, todos os outros repórteres gostaram da postura, já que o ambiente foi fechado, ineditamente, para todo mundo. Curiosamente, Alex Escobar, que recebeu uma crítica/xingamento em entrevista coletiva é a aposta, impopular, da Globo como narrador aqui no Brasil.

Com um misto dos mundiais anteriores, a Globo voltou a ter as benesses de antes. Não à toa que no Roda Viva desta semana, cujo entrevistado era Juca Kfouri, o condutor dos debates do programa da TV Cultura, Augusto Nunes, disse que Felipão não topou participar deste por conta do "contrato com a Globo". Ainda que Felipão e Marín (!) tenham participado do Canal Livre na Band, sublicenciada da Copa.

O Esporte Espetacular, ao vivo da Granja Comari, especialmente, vem mostrando os treinos coletivos da Seleção. Já no primeiro dos programas, Glenda Koslowski comentou que o acordo era não mostrar o treino inteiro e isso eles estavam cumprindo. Porém, hoje, vi um escanteio - as bolas paradas preocupam bastante Felipão - em que as três tentativas foram mostradas ao vivo. Enquanto as demais seleções deixam só os 15 minutos iniciais à mostra, a nossa mostra (quase) tudo na principal emissora do país ao menos uma vez por semana.

Comentando isso nas mídias sociais, um amigo perguntou se estaria no contrato. Creio que sim. No final de 2012 vazou um e-mail do diretor da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, que cobrava prioridades para o jornalismo da emissora com os clubes, justificando que o grupo pagava caro para ter os mesmos direitos que as demais - caso de entrevistar só quem as assessorias permitiam a todos os jornalistas.

Vai ver que é por conta disso, uma forma de represália sutil, que Felipão e os jogadores estejam assistindo à Copa pela Band, como as imagens disponibilizadas pela assessoria da CBF nos mostraram até aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário