quarta-feira, 3 de julho de 2013

Las radios comunitarias en el contexto de la elección de la norma digital en Brasil

Há algum tempo que pensava em deixar por aqui ao menos os resumos dos artigos publicados em revistas, como eu faço com os textos publicados no Observatório da Imprensa, inclusive para facilitar caso eu precise de algum link. Mas até mesmo para tentar facilitar a vida de quem não está tão por dentro do esquema de publicação científica, resolvi comentar como os artigos foram produzidos.

Este caso, em especial, é um grande exemplo do quanto isto dá trabalho. Tudo bem que neste caso, o meu parceiro de artigo foi convidado a enviar um artigo para uma revista que só em 2012, se não me engano, passou a ser avaliada dentre os periódicos da área também aqui no Brasil, de acordo com o Qualis CAPES. Entretanto, é uma publicação em espanhol - publicada na Venezuela - e só isso geraria idas e vindas com tradução e revisões.

O artigo é de antes do convite para a revista. Inicialmente denominado "As rádios comunitárias no contexto de escolha de padrões digitais no Brasil", eu o inscrevi e o apresentei em Brasília no Circuito de Debates Acadêmicos das Ciências Humanas na II Conferência do Desenvolvimento realizada pelo IPEA em novembro de 2011. Quem tivesse os trabalhos aprovados pela sua respectiva associação acadêmica viajaria com voos e diárias pagas.

Os anais do evento não estão disponíveis na internet, mas aqui está a apresentação. O texto havia sido produzido a partir de trechos de textos mais opinativos do meu companheiro de trabalho e tinha uma carga minha ainda maior de militância em prol de meios livres e alternativos, o que para a Academia geralmente é um grande problema.

Por mais que tenha trabalhado mais em rádio, as minhas pesquisas quase sempre foram sobre TV - com um artigo sobre rádio em 2008 e alguns sobre jornal impresso em 2008 e 2009. Eu tinha que correr atrás de muito material específico.

Lembro de termos tentado publicar numa revista brasileira e vieram o texto não foi aprovado. Porém, como ao menos os pareceres que eu costumo receber, enquanto o primeiro avaliador relatou com detalhes o porquê do artigo não ser aprovado, dando inclusive sugestões, o segundo o fez através de quatro simples frases. Algo a se acostumar.

Quando veio o convite para a revista venezuelana até tinha a liberdade de apenas colocar na formatação da revista - lembrando que as normas latino-americanas são diferentes das que usamos aqui, da ABNT -, porém, até mesmo por conta do tempo que o envio para eles foi levando, com a necessidade de atualização de algumas informações sobre o processo de digitalização do rádio no Brasil, acabei aprimorando também em termos de referencial teórico, seguindo algumas das sugestões de avaliação. Claro que não poderia deixar de destacar a minha mania, dentre várias, de fazer as coisas direito.

Mudaram trechos do texto, inclusive título e resumo. Na época que eu enviei, além de estar bastante atarefado, ainda não tinha tanta segurança para a tradução em espanhol, que foi meio mambembe. Os editores pediram para verificar a versão em português, revisaram algumas coisas e devolveram para que eu verificasse. Como já tinha aprendido uma boa quantidade de coisas de Espanhol, consegui fazer mais correções.

Neste caminho de idas e vindas, correções, mudanças, colocação de padrões, foi um bom tempo gasto e algumas versões pelo caminho. Depois de quase dois anos, finalmente o texto foi publicado pela revista. Tem uma importância grande por ser o meu primeiro em outra língua; numa edição com uma das últimas entrevistas de Juan Díaz Bordenave, um dos pioneiros dos estudos da comunicação para o desenvolvimento na América Latina; além de ser o primeiro publicado este ano, que é bem complicado por eu não ter vínculo acadêmico enquanto estudante ou pesquisador depois da defesa da dissertação.

Segue abaixo o resumo do artigo que pode ser lido/baixado no site da revista: http://revistas.luz.edu.ve/index.php/quac/article/view/14039

Las radios comunitarias en el contexto de la elección de la norma digital en Brasil.
Bruno Lima Rocha Beaklini, Anderson David Gomes dos Santos

Resumen

Brasil vive un momento importante en la difusión de las tecnologías de la información, con el proceso de digitalización. En este nuevo contexto, este artículo pretende discutir, desde el punto de vista de la economía política de la comunicación, la situación de las radios comunitarias en Brasil hoy y los posibles problemas relacionados con el proceso de elección de un modelo de radio digital. El artículo refiere que los medios comunitarios son esenciales y presenta también la definición del proceso de televisión digital terrestre en Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário