quarta-feira, 10 de julho de 2013

[Circo a motor] Vitória alemã na Alemanha no pós-Schumacher

2 vitórias de Michael e 1 vitória de Ralph. Antes do último domingo, estas eram as únicas vitórias de alemães no Circuito de Nurburgring, agora enquanto GP da Alemanha, mas durante anos o GP da Europa – que passou para Valência. Se a disputa pela vitória foi acirrada durante as voltas finais, também o foi para saber quem faria a palhaçada do dia na apresentação do circo da Fórmula 1. 

Em uma tarde de pistolas pneumáticas a não funcionarem direito, se Maldonado só conseguiu sair dos boxes da William após o terceiro deles a ser utilizado para fincar o pneu dianteiro direito, o pneu traseiro direito de Mark Webber saiu pulando logo após a partida da RBR. Atingindo uma velocidade incrível, os mecânicos da Lotus conseguiram desviar, mas o câmera da FOM, que estava de costas, foi acertado em cheio, tendo que ir ao hospital com sangramento na face.

Mas creio que ninguém vai negar que o grande momento foi quando o carro da pequena Marussia se tornou o protagonista do dia. Jules Bianchi viu o motor explodir, uma labareda de fogo aparecer atrás por conta do óleo quente na carenagem, saindo ileso após algumas tentativas de recolocar o volante, como manda a regra. A imagem mostra o replay e de repente volta com o carro vermelho e preto atravessando de ré a pista, com um guindaste na dúvida se o acompanhava. Por sorte, nenhum carro passava naquele momento e a Marussia parou na grama do outro lado após bater em algumas placas de publicidade, gerando a entrada do Safety Car.

Ah, falemos da corrida! Na largada, os carros da RBR passaram pela Mercedes de Hamilton na maior facilidade, com Vettel liderando e Webber em segundo. Um pouco mais para trás, Massa conseguiu a posição de Ricciardo, passando para 6º, atrás ainda das Lotus de Raikkonen e Grosjean, enquanto Alonso seguia em 8º. Porém, na volta 4, Massa roda para a esquerda, quando o normal seria o contrário, e o carro apaga. A única notícia que se soube foi que o motor e o câmbio pararam de funcionar. Foi a quarta corrida seguida com problemas para o brasileiro, que já vê o fantasma do caos do ano passado se repetir este ano, com o agravante de estar mais próximo do período de renovação de contrato.

Com o problema de Webber e a volta do tradicional comprometimento dos pneus nos carros da Mercedes, a dupla da Lotus pulou para o 2º e o 3º lugares. Após o Safety Car, Grosjean pressionava Vettel com pneus mais novos, mas não conseguia passar. Deu passagem para Raikkonen ultrapassar e diminuir a diferença no campeonato, enquanto Alonso, em 4º, aproximava-se de Grosejan.

Mas nem um, nem outro. Vettel manteve a diferença em, pelo menos 1s, evitando a abertura da asa traseira, vencendo a prova, enquanto Alonso não conseguiu chegar tão perto de Grosjean.

Sebastian Vettel alcançou a sua primeira vitória em território alemão, ampliando a diferença para Alonso no campeonato dos 21 aos 36 pontos, com Raikkonen em 3º e Hamilton em 4º.

O circo só voltará a montar a sua tenda no dia 28 de julho, no GP de Budapeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário