segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

[Em busca do El Dorado] AGRADECIMENTOS

Todo trabalho acadêmico deve ter a parte de "Agradecimentos", espaço onde amplia-se a dedicatória, geralmente dedicada a uma pessoa. Ainda assim, para mim sempre é difícil fazê-los. Afinal, muitas pessoas passam ao longo de uma jornada de dois anos; várias pessoas passam ao longo da vida. Cada contribuição, apoio, companhia, parceria, diálogo, dos mais complexos e teóricos aos mais simples e corriqueiros, são importantes para a formação individual. A minha pesquisa é sobre um tema que perpassa a minha vida desde criança e, mesmo que não o fosse, os agradecimentos tentam levar em consideração este aspecto. Abaixo, as minhas opções para este momento. Reproduzo os agradecimentos da dissertação "A consolidação de um monopólio de decisões: A Rede Globo e o Campeonato Brasileiro de Futebol".

Agradeço à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que, através do Programa de Recursos Humanos em TV Digital (RH-TVD), apoiou esta pesquisa com o pagamento dos custos do Mestrado e a bolsa de estudos a este pesquisador. 

Agradeço ao professor Valério Cruz Brittos pela oportunidade cedida a este alagoano, com uma orientação acima do esperado, sempre com sugestões e com o respeito às decisões teóricas realizadas por mim, além das demais oportunidades de trabalho no convívio direto de pesquisa através do grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS). 

Agradeço também ao professor Ronaldo Cesar Henn pelo acompanhamento do período final da dissertação após o falecimento do professor Valério Brittos. Num momento complicado, o professor Ronaldo sempre mostrou respeito ao eixo teórico-metodológico já trabalhado, ainda que não fosse o que ele utilizasse em sua prática acadêmica, e com sugestões pontuais que acabaram sendo relevantes para a finalização desta dissertação. 

Agradeço à minha família, especialmente aos meus pais Antônio e Ana pela paciência com um filho que resolve sair de casa para um lugar a 4.000 km de distância e que só fala com eles uma vez por semana, visitando-os apenas uma vez em dois anos. Ao meu pai ainda, muito valeram as palavras de tranquilidade nos momentos complicados por aqui. 

Aos amigos Paulo Mitt e Diego Polese pela parceria para além da divisão de gastos com moradia. A amizade do cotidiano, em meio a atividades e histórias diferentes de vida, sempre esteve por aqui. 

Um agradecimento também a Rafael Cavalcanti, por me apontar a UNISINOS como uma possibilidade de estudo para o Mestrado, e a Bruno Lima Rocha, pelo apoio naquele momento inicial e pela amizade e parceria em várias coisas durante o Mestrado. 

Um agradecimento acompanhado de admiração aos companheiros do grupo de pesquisa CEPOS, acostumados a muito trabalho, mas que tivemos e estamos a conviver a partir de 2012 com perdas irreparáveis nos mais diversos sentidos. Neste âmbito, opto por destacar as participações de Paola Madeira e Alexon Gabriel João pelo árduo trabalho no setor administrativo do grupo. Além deles, aos amigos conquistados ou que passaram pelo CEPOS, mas cuja relação foi para além dos movimentos realizados pelo grupo, casos de Eduardo Menezes, Ivan Lemos, Dijair Brilhantes, Elsa Olaizola e Naiá Giúdice. 

Aos colegas e professores da Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos pelas discussões e contribuições que sempre temos no ambiente acadêmico, mas, principalmente, pelo respeito sempre demonstrado nas salas de aula pelas opções teóricas e metodológicas escolhidas. Um agradecimento especial, dentre os colegas, a Luciano Gallas, parceiro de CEPOS e de jornada com um objeto sob a luz da EPC. 

Agradeço também aos colegas pesquisadores de outras universidades do Rio Grande do Sul e do país, sejam da Economia Política da Comunicação ou dos estudos sobre o futebol e a mídia, geralmente propícios ao debate, para dar e ouvir sugestões e, principalmente, por formatarem ambientes amigáveis de diálogo e convívio. Por fim, aos colegas e amigos com quem tive contato em Maceió e que de alguma forma se preocuparam em saber como andava a minha jornada em terras gaúchas, especialmente ao amigo do sofrimento cotidiano de ser palmeirense Victor Alves.

Um comentário:

  1. Cara, mais do que válido as recusas nos convites para sair às sextas e sábados e também nos chimas de domingo...pode estar certo que tua dedicação também servirá de incentivo a minha empreitada com o TC de Administração que se inicia neste semestre de 2013.

    ResponderExcluir