terça-feira, 27 de novembro de 2012

[Circo a motor] Olha a chuva!

Como tratar do GP Brasil, realizado no domingo no sempre confuso Circuito José Carlos Pace, em Interlagos? Poderíamos pegar a disputa pela vitória na corrida, por conta de Lewis Hamilton, em sua despedida da McLaren, Nico Hulkenberg, em mais um surpreendente resultado no Brasil, e Jenson Button, muito bem na adversidade. Poderíamos tratar da grande corrida de Felipe Massa, com direito a choro no pódio após uma dificílima temporada. Mas valia o título, o terceiro, o mais novo piloto a chegar nessa marca na história da Fórmula 1.

Sebastian Vettel colocou a Red Bull de número 1 na quarta posição do grid de largada a três posições de Fernando Alonso, da Ferrari, fisicamente, e 13 pontos distante dele no campeonato de pilotos, bastando um quarto lugar no Brasil para se garantir como tricampeão consecutivo, feito apenas do alemão Michael Schumacher e Juan Manuel Fangio, "lendas" deste esporte (?). O espanhol torcia para um dia confuso, já que só assim o alemão poderia ficar fora das quatro primeiras posições. Uma "corrida maluca". 

E não é que a corrida maluca pousou em Interlagos neste domingo? Vários toques, escorregões, passeios para além da pista, troca de pneu e destroca, mudança de posição de companheiro de equipes e várias ultrapassagens. Um Grande Prêmio que não só honrou o título como honrou uma temporada que teve oito vencedores diferentes, com duas equipes se destacando como as melhores do ano (McLaren e RBR) e uma terceira que, apesar de (mais) um projeto mal feito, viu seu piloto chegar na última corrida com chances.

TUÍTES
Aproveitando que eu ando no ritmo de mídias sociais (acompanhando/analisando), vamos ao meu acompanhamento (em tempo real, por que não?) da corrida...

- Largada
Péssimo resultado para Bruno Senna, que confiava numa excelente corrida, e teria todas as chances disso por conta da imprevisibilidade que marcou a prova, para garantir um emprego no ano que vem - se é que ainda dá para chamar disso quando você traz patrocinadores para comprarem o seu lugar... (A partir das imagens a seguir, ler as postagens do Twitter de baixo para cima, como fica salvo no site).

- Primeiras trocas
Massa caiu de terceiro para décimo ao tentar, assim como Button e Hulkenberg, manter-se na pista com os pneus para seco. Foi aos boxes porque estava no limite. Deu azar que na volta seguinte a pista secou um pouco e todo mundo teve que voltar a trocá-los em seguida. Quem não parou se dava bem até então, com mais de 40s para o terceiro colocado.

- Primeiro Safety car
Briga sempre foi boa entre Hamilton e Button - vai que por isso o último optou por não seguir o primeiro no Twitter... Button fritou os pneus por duas vezes para evitar o pior, que nunca ocorreu mesmo em brigas tão ferrenhas entre os dois nestas três temporadas juntos na McLaren. Além disso, o japonês Kobayashi, provavelmente fora da F1 no ano que vem, dando mais um de seus shows aqui no Brasil, onde estreou na categoria, em 2009.

- Mudando as lideranças
A RBR deu o aviso "tome cuidado com o Massa". O piloto brasileiro tinha "segurado" Webber no início da corrida e permitiu que Alonso passasse os dois de uma só vez. Por via das dúvidas, Vettel abriu passagem ao brasileiro, ainda com uma vantagem razoável para Alonso. Enquanto isso, a Caterham atrapalhou o líder Hamilton, permitiu a chegada e a ultrapassagem da Force India de Hulkenberg, que derrapou e quebrou a suspensão dianteira do piloto britânico, que teve um fim ruim de trajetória na McLaren - que muito marcou esta temporada, em que poderia ter vencido, pelo menos, mais três corridas (venceu duas). Na briga pelo título, a Rede Bull resolveu errar tudo o que não tinha errado no ano e errou ao arriscar com os pneus de Vettel, o título passava momentaneamente para o "Príncipe das Astúrias".

- Final com Safety car
Para uma corrida e um campeonato como esses, o Safety Car no final tirou aquela emoção que tivemos, por exemplo, em 2008, quando a chuva "tirou" o campeonato de Felipe Massa faltando duas curvas para o final da prova. Ainda assim, vimos Button vencer em sua especialidade, Alonso chegar em segundo num campeonato que segurou o "cavalinho" nas costas, Massa marcar a sua espetacular segunda metade da temporada com um terceiro lugar em casa, Hulkenberg conseguir chegar em 5º e Kobayashi em 9º, enquanto M. Schumacher cedia o seu lugar para o novo grande alemão na categoria, Sebastian Vettel, que chegou em 6º, terminando o campeonato com 281 pontos, contra 278 de Alonso.

MASSA
Não poderia deixar de escrever, apesar de poucos textos em 2012 sobre a Fórmula 1, sobre a surpreendente retomada de Felipe Massa na temporada. Foram apenas 25 pontos nas primeiras 11 provas do ano. Confesso que com tantos boatos circulando, imaginei que em 2013 não teríamos brasileiros correndo na principal categoria do automobilismo do mundo. Chegou-se até a cogitar que Felipe seria substituído no meio da temporada porque a Ferrari precisava de pontos para galgar melhores posições no campeonato de construtores.

Pelo que ouvimos nestas últimas semanas, o próprio Massa achou que poderia ser o fim de sua jornada na equipe italiana. Curiosamente para uma categoria em que o dinheiro parece comandar, foi quando ele resolveu se divertir, após as férias, que tudo mudou. Foram 97 pontos nas últimas nove corridas do ano, com direito a dois pódios e algumas vezes sendo melhor que Alonso em todo o final de semana, ficando atrás por "ossos do ofício".

Se Alonso é o piloto mais completo da F1 atual e Vettel é o grande cara num grande carro, Felipe merece muitos elogios por este final de temporada. Esperamos que, mesmo que seja o único brasileiro no circo a motor, realmente estas últimas nove corridas sirvam não só para que ele prorrogue o contrato com a Ferrari por mais anos, mas que signifiquem a briga por um título que poderia ter saído há quatro anos.

*Fotos: a de capa (Estadão); as demais (Marca); Twitter: @AndersonCepcom

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