terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

[Por Trás do Gol] O naufrágio das esperanças do torcedor Azulino

O Azulino saiu de casa em direção ao Estádio Rei Pelé numa confiança poucas vezes vista nos últimos anos. As duas vitórias seguidas contra o Corinthians, sonoros 4 a 0, e contra o Penedense, 2 a 0 na casa deles, trazia quase que a certeza de que o CSA passaria por cima do CEO e conseguiria a classificação para a segunda fase do primeiro turno sem depender de nenhum outro resultado.

A ansiedade não era tão grande desde o 02 de abril de 2011, quando justificando o "tradicional" sofrimento, Azulino esperou até o final do clássico contra o CRB para ver Washington marcar o gol que garantiu seu clube do coração na primeira divisão do Estadual. Naquele dia, ele e milhares quase morreram do coração.

Só o Corinthians, agora do Pilar, entrou em campo contra o Coruripe já classificado. Azulino não desgrudava os ouvidos do radinho de pilha para saber notícias de Sport X ASA e, principalmente, de Murici X CRB. CSA e seu arquirrival, um dos dois ou ambos, voltariam a disputar uma segunda fase de turno no Alagoano após quatro anos!

PRIMEIRO TEMPO
Os jogos começam. No Rei Pelé, Azulino já está contrariado com apenas dez minutos de jogo. O seu time parece nervoso em campo, a ponto de o experiente goleiro Flávio salvar a equipe em algumas oportunidades. Para piorar, minutos depois Geovani abre o placar para o arquirrival em Murici. Apesar dos pesares, Azulino fica sabendo pelo rádio que bastava uma vitória simples para o CSA classificar.

- Vâmo jogar!!! - gritava em meio a olhadas para o céu azul, em preces que passam pela cabeça.

Mas o time demora a começar a partida, só chegando com algum perigo após gritos dos impacientes torcedores. Wilson e Roni perdem boas chances, num prenúncio de pressão. Em Coruripe, o lanterna do campeonato surpreende o então líder com gols de Rogerinho e Renato Melo.

Azulino se impacienta ainda mais com a defesa de Humberto em mais uma tentativa de Wilson e com o gol de Felipe para o CRB, que garantia a liderança deles na fase. O único alívio veio de Atalaia, porque o gol marcado pelo ASA foi anulado.

- Eles já fizeram dois lá, p... Só precisamos de um aqui! Acerta esse pé Wilson!

O que seria uma notícia ruim, a vitória do arquirrival, poderia não ser tão má assim. CSA e Murici estavam empatados até no saldo de gols com os resultados até ali, com a diferença sendo no confronto direto, em que o time do interior venceu por 2 a 1. Ironicamente, até um gol do arquirrival classificaria o CSA. Mas vê se Azulino queria saber disso:

- Que nada de gol deles. Vâmo ganhar aqui!

Mal esperava ele que minutos depois, o lateral-esquerdo Claudinho receberia o segundo cartão amarelo na partida e seria expulso...

- PQP. Agora já era! O Claudinho só soube estrear bem, depois não rendeu direito. Ainda me faz essa hoje, quando a gente mais precisa! Que filho...

Final de primeiro tempo em todas as partidas. Com os resultados, classificam: CRB, Corinthians, ASA e Murici. Para o CSA, basta um gol numa das três partidas: se sai um dele, classificação em 3º, um do Sport ou um do CRB, classificação em 4º.

SEGUNDO TEMPO
Azulino fica feliz com as alterações feitas pelo treinador Cirio Quadros:

- Wilson perdeu muitos gols e Adriano não aguenta jogar 90 minutos, não sei porque colocá-lo no início de um jogo tão importante... Que Maico Gaúcho e Edson Di queiram jogar...

No Rei Pelé, mesmo com um a menos é o CSA que cria mais chances, todas desperdiçadas e com uma boa atuação do goleiro Humberto. Em Murici, é o time da casa que vai criando mais oportunidades, não parecia que o CRB quisesse fazer mais gols só para "ajudar" o arquirrival. Em Atalaia, quase nada...

Roni, artilheiro do CSA no torneio, vai perdendo o confronto contra Humberto. Em duas chances, duas defesas do goleiro do time de Olho D'Água das Flores. O zagueiro Leandro tem uma grande oportunidade, mas manda para fora. A seguir, é a vez do CEO chegar num contra-ataque e o CSA ser salvo, como em quase todas as partidas deste Alagoano, pelo goleiro Flávio...

- Tá difícil...

Washington municia os atacantes até cansar e ser substituído por Alison. Momentos antes foi a vez de Edson Di parar numa grande defesa de Humberto...

- Vâmo lá! Só um gol!!!

43 minutos de segundo tempo em Maceió e todos os demais jogos que começaram às 16h15 estão encerrados: o CRB venceu o Murici na casa do adversário por 2 a 0 e se classificou em primeiro; o Corinthians perdeu por 3 a 0 para o Coruripe, Adrianinho marcou o terceiro; e o Sport Atalaia empatou sem gols com o ASA. Um gol do CSA classifica o time, mas a torcida começa a sair do Rei Pelé...

- São uns torcedores de m... Ano passado o gol saiu aos 45 minutos! Não sairei daqui!

Alison tenta com a técnica passar pela marcação, mas ou para no marcador seguinte ou nas mãos do goleiro Humberto, numa tarde inspirada, assim como toda a equipe do CEO, que apresentou uma formação tática praticamente impecável.

O árbitro apita o final de jogo. Cabe a Azulino sair chateado e de cabeça baixa, de tanto ferver, para casa. Próximo jogo do maior campeão de Alagoas só em março. Não há nada o que dizer nesse momento...

PRÓXIMA FASE
Na segunda fase do segundo turno, CRB e Murici voltam a se enfrentar em mais duas partidas, a primeira sendo na quarta-feira à noite no Estádio José Gomes da Costa. O outro confronto é entre Corinthians e ASA, com o primeiro jogo no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, na quinta-feira à noite.

Curiosamente, a única vantagem de CRB e Corinthians, que classificaram nas primeiras posições, é poder jogar a segunda partida em casa. Para piorar, os "gênios" resolveram colocar como único critérios nos confrontos da segunda fase (semifinais ou final) a maior quantidade de pontos. Assim, mesmo que um time goleie o outro numa partida e perca por diferença mínima no placar na seguinte, o jogo vai para a prorrogação e, persistindo o empate, para os pênaltis - num modelo antiquado.

2 comentários:

  1. Foi triste, sem dúvida. Mas o time lutou, e diferente dos últimos anos, para classificar. Acho que a mentalidade do CSA é outra. Não aquela de morrer para não cair. Voltar a ser um grande de vez no estado demanda trabalho e acho que isso não anda faltando.
    Tem mais um turno aí e temos que ir pro tudo ou nada, porque a vaga na série D precisa ser nossa.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, foi brabo este jogo. Ainda não tenho confiança no técnico, por mais que seja melhor do que ter um Celso Teixeira no banco. No segundo turno tem que ser mais regular.

    ResponderExcluir