segunda-feira, 12 de abril de 2010

IRAAAAAAAAAADO! - ODEIO aniversário

Como já deu para imaginar no nosso último post desta coluna - e quem me conhece o mínimo possível deve imaginar - não gosto de festas, mas nada supera todo o meu ódio perante aniversários, especialmente quando se trata do meu. Os motivos são simples.

Sempre fui tímido, do tipo de ficar na sombra do meu pai no trabalho dele quando tinha que passar as tardes lá. Festa de aniversário então, um sofrimento só. Imagina a sensação de ficar no centro das atenções com todo mundo batendo palmas e sem ter o que fazer até apagar a porcaria da vela, que não sei para que significa. Será que indica menos um ano para viver, menos uma luz que se acenderá no final do túnel?

Enfim, quando criança, já numa fase mais "consciente", escondia-me embaixo da mesa do bolo, embaixo da cama ou em qualquer lugar que fosse difícil de me encontrarem e que fosse bastante engraçado ouvir todo mundo me procurando e a minha mãe dizendo "ele não gosta de parabéns".

Quando você vai crescendo, na escola passam a deixar para lá esse tipo de coisa, mas depois de um tempo se em raríssimos anos algumas colegas começavam o côro de parabéns eu encontrava alguma tangente para sair de perto. Depois, já aqui em Maceió, nunca disse a ninguém quando era o meu aniversário e aí ninguém me perturbava nessa data maldita.

Além disso, não vejo que troço comemorar num dia em que se faz X anos que você nasceu. O que mudará neste dia específico em você - tirando quando você faz 18 anos, quando pode ser preso, ou quando atinge idade para se aposentar, quando talvez possa descansar -, que já não venha se processando ao longo do tempo? Deveria ser um dia como qualquer outro, que no meu caso deve ser de raivas, irritações e muito a lamentar.

Acresça-se a isso q tendência irresistível de no mês do aniversário as coisas darem errado. Se tem outros 335 dias para que isso ocorra, é justamente em abril que tudo resolve dar errado. Para se ter uma ideia, por muitos anos sempre tive o "privilégio" de a prova de Matemática cair na data do meu aniversário - apesar de ir bem nesta matéria. Mas isso é pouco perante os problemas até familiares que já aconteceram neste período. Fora o que ocorre no dia específico, quando a Lei de Murphy se aplica bem melhor em mim do que em qualquer outro momento do ano - e olhe que isso ocorre muitas vezes.

Ah, tinha esquecido da festa de 1999. Dia 19 de abril, uma semana depois, festa conjunta com a minha irmã e um desastre colossal. Algo extremamente vergonhoso e desnecessário a se apagar de qualquer memória da face da Terra!

Em casa fui excluindo as festas e comemorações, mesmo as caseiras, aos poucos. Ninguém lá é maluco o suficiente para me contrariar. No máximo, recebo os parabéns deles e pronto, tudo resolvido. Porém, é nos outros locais que sempre aparece alguém, para minha absoluta raiva.

As poucas pessoas que descobrem, esse é o termo adequado, a data do meu aniversário sabem o quanto eu odeio essa data. Como não quero para os outros o que não desejo para mim, resolvo não desejar parabéns para 95% das pessoas que conheço, mesmo sabendo a data de aniversário delas e mesmo que conviva com elas neste dia. É como se quisesse dizer: "basta retribuir não falando nada sobre esse assunto comigo. Responda, por mil favores, com a mesma ingratidão!".

Uma colega em específico até que descobriu um ano desses a data após me perturbar bastante, só que através de uma colega minha de trabalho que ela conhecia mais do que eu - que, aliás, levou uma bronca no dia seguinte. Porém, não teve a coragem de fazer nada de minimamente constrangedor. Que bom que ao menos os colegas mais próximos são racionais.

Mas desde que passei a trabalhar essa chatice de ser lembrado ocorre com alguma frequência. No primeiro estágio, até consegui evitar que a data de aniversário parasse no mural - algo mais envergonhante e babaca ainda, apesar de o pessoal gostar -, mas conseguimos fazer inicialmente algo mais restrito ao setor, uma pizza. Algo frequente entre nós, sem parabéns e com o aniversariante não pagando a sua parte.

Porém, sempre dou o "azar" de ter alguém a ter nascido numa data próxima e aí resolverem fazer algo para esta pessoa. Acabou que os parabéns sobraram para mim e que, com toda a coordenação, que incluía algumas pessoas apenas interessadas em se alimentar, tive que dividir os parabéns, mesmo que no canto.

Ano passado escapei por estar quase num momento de transição, quando se deram conta sobre aniversário já era tarde, cerca de seis meses depois. Ufa!!!

Só que este ano mais uma vez tinha um colega para fazer aniversário perto do meu e fui obrigado a escutar com antecedência, tudo isso devido a um "revisor de cadastro" que apareceu justamente uma semana antes do meu aniversário. Não o respondi, mas tinham cópias dos meus documentos.

P.S.: No próximo emprego suscetível a comemorações, lembrar de entregar cópias do RG com data de nascimento errada, de preferência com 29 de fevereiro.

Na maldita data começaram a me encher, mas nada como uma ameaça em tempos de terrorismo internacional para pararem. Você pode até pensar que é uma besteira da sua parte. Fique com a sua opinião porque para mim é altamente irritante.

Imagina se alguém mandasse você morrer, desde que não queira morrer, iria gostar? Eu afirmo que ODEIO aniversário e as pessoas continuam a me encher o saco com isso. Bem que poderia cumprir determinada profecia universitária de que eu tenho cara de alguém que fica calado o tempo inteiro mas um dia se irrita com todo e vira um serial killer.

O respeito aos outros deveria começar com essas mínimas coisas, mas pelo jeito é mais fácil seguir as normas e a tradição do que deixar a outra pessoa satisfeita no conjunto de suas diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário