segunda-feira, 6 de julho de 2009

Dialética Terrestre

Dialética...
s. f. 1 A arte de discutir. 2 Argumentação dialogada, segundo a filosofia antiga.

...Terrestre
adj. m. e f. 1. Relativo à, ou próprio da Terra; terreno, terreal, térreo, terráqueo. 2. Que provém da terra ou nasce nela. 3. Mundano

Há exatos dois anos adentrávamos na blogosfera com o Terra: O planeta e seus interessados. Os muitos posts que vieram depois mostram que o que começou como um trabalho para obtenção de nota na Universidade cresceu.

A necessidade de dar uma simplificada no nome e na descrição nos fizeram modificar, com a ajuda dos leitores, o nome do blog para Dialética Terrestre, um título que mantém a intenção inicial do Terra - que era a de desvelar assuntos banalizados – e traz uma conotação tão ideológica quanto a de que se mostrou ser a do autor durante os inúmeros textos.

DIALÉTICA - Categoria filosófica trazida por Hegel, a dialética é um dos importantes legados deixados pelo filósofo alemão Karl Marx em relação aos estudos sobre o ser humano e sua ação sobre a natureza.

Como num diálogo, a sociedade se desenvolve como que em mão dupla. Num certo período uma tese é absoluta, porém já dentro dela aparecerá uma corrente contrária, uma antítese, para depois, enfim, surgir a síntese entre os anteriores, uma nova forma do ser humano se desenvolver através do trabalho.

COLUNAS
O agora Dialética trará as colunas já desenvolvidas aqui desde o início do ano, casos de “Circo a motor”, que se propõe a discutir a Fórmula 1 de uma forma diferente; de “Mídia crítica”, que atendendo à sugestão de um leitor virará “Mídia tosca”, com seus diversos erros das notícias on-line; e de “Enquadro o fato”, com um desenho que simbolize uma das principais notícias do mês.

Além disso, haverá a coluna IRAAAAAAAADO!!!, quando um assunto ou fato corriqueiro qualquer irritar bastante este jovem escriba.

TEM MAIS
Os textos sobre filmes, livros e outras formas de arte que nos chamaram a atenção por algum motivo também estarão nas nossas páginas virtuais. Não tão técnicos enquanto resenhas, mas que buscam interessar os leitores e, quem sabe, criar discussões.

Como a brincadeira tem sido boa, o blog não parará por aí e trará mais novidades e testes comunicacionais ao longo do ano. Claro, que se as demais atividades “oficiais” permitirem.

Continue a nos acompanhar no Dialética Terrestre (http://terrainteressados.blogspot.com) e venha conosco desfrutar da “arte de discutir a respeito do que há sobre a terra”.

2 comentários:

  1. Anderson parabéns pelos 2 anos de blog! Sucesso! Beijos

    ResponderExcluir
  2. É isso ai: Mídia tosca (MARTINS: 2009), hehehehehe
    O Layout está agradabilíssimo de se ver e ler, parabéns.

    ResponderExcluir